Outbound Marketing – O que é?

Conceito e significado

Em resumo, o outbound marketing é toda estratégia de marketing onde a empresa é ativa na busca por novos clientes, em contraste ao inbound marketing, que foca em trazer clientes de forma passiva.

Algumas estratégias que fazem parte do Outbound Marketing são:

  • Links patrocinados / Anúncios online
  • Outbound 2.0 / Cold Call 2.0
  • Telemarketing
  • Mala direta
  • Flyers
  • Outdoors
  • Comerciais de TV

O outbound marketing muitas vezes é chamado de marketing tradicional, pois muitos de seus canais são utilizados a muitos anos, como outdoors, telemarketing e comerciais de TV.

Eu gosto de dizer que marketing tradicional e marketing outbound são duas coisas distintas, pois técnicas mais recentes de prospecção ativa de clientes como Cold Call 2.0 e anúncios online pagos possuem diferenças fundamentais com relação aos seus equivalentes tradicionais.

Desta forma, gosto de considerar que o outbound marketing engloba estas técnicas mais novas: Anúncios pagos em redes de pesquisa como Google ou em redes sociais como Facebook e Instagram e a metodologia Cold Call 2.0, desenvolvida por Aaron Ross e consagrada no seu livro Receita Previsível. Em contraste, o marketing tradicional é constituido pelos canais tradicionais, como telemarketing, outdoors e comerciais de TV.

Se compararmos as estratégias de outbound marketing com as do marketing tradicional, vemos que existem duas grandes vantagens nas abordagens mais atuais: elas são facilmente segmentadas e mensuradas.

Podemos comparar, por exemplo, os anúncios pagos (estratégia outbound) com outdoors ou flyers (estratégia tradicional). Ambos utilizam mídias semelhantes: imagens e texto, que são apresentados para os potenciais clientes. No entanto, ao definir anúncios pagos no Google por exemplo, você irá mostrar o seu anúncio apenas para pessoas que estejam buscando algo relacionado ao seu produto ou serviço, ou seja, que estão em busca daquilo que você oferece. Ao comparar isto com um outdoor, você não tem controle sobre quem vê o seu anúncio ou não.

Da mesma forma, qualquer plataforma de anúncios online irá fornecer uma ferramenta de analytics para que você possa analisar, entender e ajustar os seus anúncios em tempo real para garantir o melhor retorno sobre investimento.

Inbound Marketing vs Outbound Marketing

A estratégia alternativa ao outbound marketing é chamada de inbound marketing, e o seu objetivo é fazer com que a empresa consiga clientes de forma passiva.

O inbound marketing normalmente é feito a partir do marketing de conteúdo. No marketing de conteúdo, as empresas desenvolvem mídia gratuita que contenha informações relevantes ao seu público alvo (ou seja, conteúdo). Os formatos mais comuns de marketing de conteúdo são posts em blogs, podcasts, vídeos e webinars.

A ideia do inbound marketing é construir conteúdo em quantidade e qualidade, e utilizar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para que seus potenciais clientes encontrem seu conteúdo de forma orgânica, sendo pelo Google ou por compartilhamento social.

É possível então nutrir quem acessa o conteúdo, coletando informações de contato como e-mail e telefone, e fazendo que ele se identifique cada vez mais com a sua marca, até que finalmente ele vire cliente.

O inbound tem ganho muita visibilidade nos últimos anos, muitas vezes sendo considerada a “alternativa mais moderna” ao outbound marketing. Com certeza, ele é uma estratégia muito poderosa, e pode gerar resultados incríveis quando aplicado corretamente, mas ele não precisa substituir as estratégias de outbound.

Para a grande maioria das empresas, uma combinação de inbound e outbound será muito mais poderoso, rentável e sustentável do que a escolha de apenas uma das duas estratégias.

O outbound marketing, por ser uma estratégia ativa, vai ter um resultado muito mais rápido do que o inbound marketing, que funciona de forma passiva. No inbound marketing, após o esforço para criação de conteúdo de qualidade e divulgação em redes sociais, você ainda terá que esperar normalmente meses até que suas páginas sejam indexadas e bem ranqueadas por motores de busca, para que as pessoas encontrem a sua marca.

Da mesma forma, quando você decidir parar de investir em estratégias de outbound marketing, você vai deixar de ter os resultados muito rápido. Já no inbound marketing, seu conteúdo vai continuar no ar, gerando tráfego e oportunidades de negócio para sua empresa.

Em resumo, as estratégias de inbound e outbound possuem seus pontos fortes e pontos fracos, e um bom gestor de marketing vai conseguir identificar como balancear as duas estratégias para gerar mais resultado para o seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *