Funil de vendas

Um Funil de Vendas (também chamado de pipeline de vendas) é uma forma de você mapear a jornada de compras dos seus potenciais clientes em diferentes etapas.

Você pode criar e controlar funis de venda no sistema az.leads a partir da opção "Oportunidades", que pode ser encontrada no menu lateral esquerdo.

Construindo o seu funil

No az.leads o funil de vendas é apresentado em um formato chamado de kanban, o que significa que os estágios do processo devenda são representados por colunas no funil de venda, onde a coluna mais da esquerda é o início do processo e a mais da direita o final.

Os pipelines criados pelo sistema já terão alguns estágios pré-definidos, mas que podem ser ajustados de acordo com o seu processo de vendas.

Você pode criar um novo estágio clicando na opção "Novo Estágio" logo a direita da última coluna. Ao criar um estágio você pode definir o seu nome, e uma cor que representa aquele estágio.

Para reordenar os estágios, basta clicar no título da coluna e arrastar para a direita ou para a esquerda até que ele esteja na posição desejada.

Você pode editar ou excluir estágios existentes clicando no botão de mais opções ("...") localizado ao lado do nome de cada estágio.

Criando oportunidades

Após mapear o seu processo de vendas para o pipeline, está na hora de criar oportunidades de negócio.

Uma oportunidade indica uma possibilidade de negócio, que pode ser vinculada a uma empresa, a um contato, ou a ambos.

Para criar uma nova oportunidade, é possível clicar no botão de adicionar ("+") geral, ou clicando em "Adicionar" em cada um dos estágios.

Para cada oportunidade, você pode informar um título para identificação, um valor, e uma observação sobre aquela oportunidade de vendas.

Após criada a oportunidade, você pode movê-la entre os estágios ou trocá-la de posição clicando no cartão da mesma, e arrastando-a até onde você deseja movê-la.

Ao fim do processo de vendas, você deve marcar uma oportunidade como ganha (negócio fechado) ou perdida. Para fazer isso, você clicar no botão verde ou vermelho respectivamente nas opções que são exibidas ao passar o mouse sobre a oportunidade. Ao marcar uma oportunidade como perdida também é possível indicar um motivo de perda, como timing, orçamento, etc. Oportunidades ganhas ou perdidas não serão mais exibidas no pipeline de vendas.

Controlando múltiplos funis

No az.leads é possível controlar diversos funis simultaneamente.

Para acessar as opções dos múltiplos funis, basta clicar no botão de mais opções ("...") presente ao lado do nome do funil. No menu que será aberto, você tera as opções para criar um novo funil, editar ou apagar o funil atual, ou ainda trocar para outro pipeline.

Cada pipeline terá uma estrutura de estágios própria, assim como suas próprias oportunidades de negócio.

Não há limite para o número de funis que você pode ter.